30 de outubro de 2011

Perdão de 50% da dívida grega - um grande, grande precedente

Caros leitores e leitoras, da cimeira europeia de quarta-feira ficamos a saber uma coisa: a dívida grega terá que ser perdoada em 50%. Este "resultado" da cimeira significa que a União Europeia formalmente assumiu que um dos seus Estados membros terá que falhar com as suas obrigações. É de louvar a coragem desta decisão, apesar de profundamente tardia, mas para não perderem o embalo, podem ir já pensando no incumprimento dos outros 50%, já que a Grécia nem esses 50% conseguirá pagar. O assunto torna-se sério porque as dívidas de Portugal, Bélgica, Reino Unido, França, Itália e Espanha também não são sustentáveis. As taxas de crescimento do PIB destes países na última década foram quase de 0%, e só não foi pior porque o Estado começou a gastar para tentar compensar a travagem da economia. Esse excesso de despesa gerou aumentos no stock da dívida e esta cresceu muito mais depressa do que o crescimento do PIB.

Os investidores já perceberam que as dívidas mais problemáticas serão despejadas por toda a gente e ninguém quererá ficar com o "bebé no colo". Assistiremos a vendas massivas de obrigações no mercado secundário e a leilões com taxas de juro crescentes. Esta espiral pressionará ainda mais a Europa e o BCE a adquirir dívida em mercado secundário, levando a um maior descrédito das instituições europeias e do própria moeda euro.

Com o incumprimento grego a ficar "selado" na cimeira, será uma questão de tempo até outros países em dificuldades exigirem o mesmo tipo de critérios na avaliação das suas dívidas, ou seja, novos incumprimentos estarão em cima da mesa nas próximas cimeiras. Os precedentes têm destas coisas, perdoa-se a um, perdoa-se a todos. Fazemos uma sugestão aos líderes europeus que estudem imediatamente um plano, e que o proponham à sociedade, de um incumprimento generalizado dos países que têm e terão problemas com o financiamento das suas dívidas. É verdade que alguns credores irão à falência, muitos países ficarão fora do circuito credor durante vários anos, os Estados terão que reduzir o seu peso na economia e uma grande depressão emergirá. Mas quanto mais cedo se começar a limpar esta economia virtual, mais cedo retornamos a princípios económicos racionais.



Tiago Mestre

Sem comentários: