12 de novembro de 2011

Berlusconi - a cleptocracia não te quis

Caros leitores e leitoras, caso a Europa se tenha esquecido, é só para lembar que o Sr. Berlusconi foi eleito em sufrágio democrático, após um ano e meio de (não) governação da coligação de esquerda, liderada pelo Sr. Romano Prodi, esse grande líder europeu. Durante esse ano e meio a Itália parou, bloqueou politicamente, nada era decidido, nada era executado. Foi assim que Berlusconi voltou ao poder, porque a oportunidade que foi dada à coligação de esquerda colapsou.

Com isto não queremos mostrar o nosso apoio a Berlusconi, mas sim à democracia. Com todas estas tergiversações em Itália, a democracia foi mais uma vez deitada para o caixote do lixo, e em nome do quê? Supostamente dos mercados, que têm que acalmar. Mas alguém acredita que a saída do indivíduo Berlusconi trará alguma mudança para melhor, mesmo no contexto actual em que vivemos? Nós aqui no contas não acreditamos.

Esta foi mais uma operação de aniquilação da democracia italiana, que já de si estava em coma devido à dívida massiva que os políticos italianos impuseram ao seu país. Quando um país está excessivamente endividado e nãso consegue inverter essa espiral torna-se cada vez menos credível aos olhos de quem lhes empresta dinheiro. Esta forte dependência deixa a democracia em suspenso e abre portas à cleptocracia. Foi assim com a Grécia, Irlanda e Portugal e não escapará a Itália, depois a Espanha, a França, o Reino Unido os Estados Unidos, etc, etc. A lista é enorme.

Tiago Mestre

Sem comentários: