17 de novembro de 2011

Muita desgraça, poucas declarações!

Caros leitores e leitoras, o péssimo leilão que a Itália realizou no início desta semana, acompanhado com o aumento do spread do EFSF no mercado secundário, e a somar a tudo isto outro péssimo leilão que a Espanha realizou hoje, se tudo isto fosse há 1 mês, seria objecto de múltiplas declarações na imprensa dos líderes políticos europeus. Nestes dias pouco se tem falado e tal comportamento não é costume. Significa que a toalha já foi atirada ao chão? Se sim, o que é que andam a cozinhar nos bastidores?

Presumimos que em breve seremos brindados com declarações fortíssimas de Merkel ou Sarkozy. Aguardamos cenas dos próximos capítulos..

A propósito, o BCE voltou hoje às compras no mercado secundário, e em força, adquirindo obrigações italianas e espanholas. Veremos quantas horas é que o BCE consegue levitar o preço destas obrigações. Com estas aquisições certamente que o BCE já possui no seu portfolio mais de 200 mil milhões de obrigações "tóxicas". Bastará assumir perdas de 3% deste valor, que resulta num prejuízo para o BCE de 6 mil milhões, eclipsando o capital próprio do banco e tornando-o insolvente. Super Mario está a agir da maneira que nos aqui no Contas mais temíamos: comprar à maluca sem ter dinheiro e colocando o BCE cada vez mais como um banco falido. Parabéns pela boa gestão durante 2 semanas de direcção.

Tiago Mestre

Sem comentários: