9 de novembro de 2011

Se a Grécia sai do euro... Portugal terá que seguir os seus passos

Caros leitores e leitoras, desde há 2 semanas que os líderes políticos decidiram soltar a sua honestidade e começaram a abrir o jogo. Pela primeira vez colocou-se a hipótese da Grécia sair do euro, de forma frontal e directa. Tais declarações seriam consideradas um sacrilégio há apenas 1 ano, mas ganham agora cada vez mais força. Neste momento, e da forma como estão as coisas, parece-nos inevitável que tal ocorra, mas fica a questão: e Portugal?

Bom, Portugal não terá outro remédio senão sair também do euro. Este fenómeno de contágio entre países tem sido uma constante muito estável no desenvolvimento dos acontecimentos, e não há motivos para inferir o contrário.

Mas a grande razão pela qual Portugal terá que sair do euro é porque a Grécia é um grande competidor de Portugal no ... turismo. A Grécia regressando ao dracma verá uma forte desvalorização deste, tornando-se mais atractiva como destino turístico. Portugal, também fortemente dependente do turismo na sua economia terá que lhe seguir os passos. Aliás, os próprios investidores e os economistas da nossa praça rapidamente perceberão que se Portugal não lhe seguir os passos será altamente prejudicado por se manter numa moeda sobrevalorizada face ao dolar. Analisando os prós e contras desta opção, será preferível entrar em bancarrota na dívida denominada em euros desde que a economia do turismo (e outras, já agora) sobrevivam.

Aguardamos cenas dos próximos capítulos.

Tiago Mestre

Sem comentários: