24 de janeiro de 2012

PSD Madeira vs PS Açores

Supostamente teríamos um acordo entre o governo da República e o governo da região autónoma da Madeira a 16 de Janeiro. Tal não ocorreu e explicações não foram dadas. Presumimos que Alberto João não estará satisfeito com o que terá que assinar, mas prometeu ao povo português, em Dezembro de 2011, que assinaria, quer gostasse das propostas ou não.

Há aqui um problema de princípio nisto tudo:
Está-se a pedir a quem promoveu despesa sem cabimentação e aumento frenético da dívida durante décadas  que altere agora radicalmente o seu comportamento e passe a a controlar as despesas ao cêntimo. Nós aqui no Contas não acreditamos que tal alteração seja humanamente possível.
Mas não foi só Alberto João que abusou, foi uma parte significativa da população madeirense que se habituou a estradas sempre alcatroadas, transportes à porta de casa, estradas, viadutos e túneis a expandirem-se ano após ano, e pagarem tão poucos impostos para tanta obra. Tais costumes irão desaparecer e com isso evapora-se a suposta prosperidade de que a Madeira gozou durante décadas.

Para quem não consiga perceber bem como se desenvolveu a Madeira nas últimas décadas, nada como visitar a própria Madeira e... os Açores!

Os Açores são quase o oposto em termos de desenvolvimento face à Madeira. Quem vai aos Açores sente que entrou num túnel do tempo, assemelhando-se ao que era Portugal continental talvez há 50 anos. A agricultura reina, o comércio é muito fraco e serviços disponibilizados aos cidadãos cingem-se ao essencial. é quase desesperante tentar encontrar uma pastelaria na ilha de São Miguel.

Querem austeridade? Vão aos Açores
Querem endividamento? Vão à Madeira

O governo regional da Madeira gera 650 milhões de euros ao ano em receitas e tem uma dívida (conhecida) de 6500 milhões de euros. Basicamente a dívida é 10 vezes superior às receitas anuais. A este rácio só podemos aplicar um adjectivo: insolvência plena.


Se compararmos com as contas do Estado português, este gera receitas de 65 mil milhões de euros e possui uma dívida de 170 mil milhões. A dívida é quase 3 vezes superior às receitas totais. É mau, mas a Madeira é muito pior.

Tiago Mestre

Sem comentários: