11 de fevereiro de 2012

2º pacote de resgate grego é só mais uma insanidade financeira

Mais um grande serviço público prestado pelo site Zerohedge, onde compila, reflecte, ironiza e retrata as ironias do segundo pacote de resgate à Grécia.

Neste artigo, Tyler Durden compila as várias informações disponibilizadas pela comunidade financeira e, juntando as peças do puzzle, como deveria ser a actividade jornalística de referência, totaliza o dinheiro que a Grécia receberá neste segundo pacote de resgate.

É triste que não haja uma única entidade jornalística no mundo inteiro que faça o "trabalho de casa" e informe os europeus e os gregos do que se está a passar nos bastidores da elite europeia. Tem que ser um blog...

Basicamente, o segundo pacote de resgate à Grécia que está a ser ultimado não será de 120 mil milhões de euros, mas sim de 210 mil milhões! Milagre dos pães? Não. Basta somar as várias parcelas que compõem este resgate:

130 mil milhões acordados em Julho de 2011
15 mil milhões que se "descobriu" serem necessários porque os 130 não são suficientes
30 mil milhões pedidos pelo BCE ao EFSF em troca de obrigações gregas. O EFSF terá que se financiar no mercado para obter o dinheiro e comprar as obrigações ao BCE.
35 mil milhões que a Grécia pedirá emprestado ao EFSF para adquirir obrigações gregas que o BCE adquiriu nestes últimos meses."Bond buy back"

Tudo somado: 210 mil milhões euros
Veremos o que Angela Merkel terá a dizer sobre isto!

Somando este resgate ao resgate anterior de 110 mil milhões, a Grécia terá uma ajuda de 320 mil milhões de euros. É um valor quase igual à dívida pública que a Grécia possui.

Surge a pergunta: seria preferível a Grécia ter renunciado à totalidade da dívida em Maio de 2010 quando os mercados fecharam a torneira?

Estas ajudas europeias só adiam o inevitável, com a agravante de arrastar aqueles que ainda se seguram de pé.

Tiago Mestre

Sem comentários: