8 de fevereiro de 2012

Não pagar impostos ao Estado tornou-se a moeda de troca na Grécia

Enganas-me a mim, eu engano-te a ti. É mais ou menos este o sentimento dos gregos que pagam impostos. Suspeitamos sobretudo daqueles empresários que têm que efectuar as transferências de IVA e outros impostos ao Estado todos os meses, mas que por razões de encolhimento das vendas começam a ter que decidir se despedem ou se deixam de pagar ao Estado!

Segundo uma notícia do Ekathimerini, o Estado grego chegou ontem às seguintes conclusões sobre a gestão orçamental de Janeiro de 2012:

- Receitas dos impostos estão abaixo em mil milhões de euros do que aquilo que se previa.

- Do total de impostos, o IVA arrecadou 1,85 mil milhões de euros, quando em Janeiro de 2011 tinha sido de 2,29 mil milhões. É uma redução de 440 milhões de euros.

- Esta continuada quebra nas receitas desde 2009 significa que a recessão continuará por 2012, mas em vez de ser de 2,8% como se estimava, será de 4 ou 5%.

- Bem cedo terão que realizar orçamento rectificativo para acomodar esta diferença. Não conseguirão reduzir a despesa proporcionalmente, mesmo cumprindo com a medida dos despedimentos que a troika exige.

- Uma contração desta dimensão significa que terão que pedir mais dinheiro à UE lá mais para a frente, a fim de compensar a diferença, com todos os problemas políticos europeus subjacentes.

Boa sorte

Tiago Mestre

Sem comentários: