11 de fevereiro de 2012

Suavemente o preço do petróleo subiu para máximos de Julho de 2011

Pouca importância se deu esta semana ao preço do petróleo no mercado de Brent na agena mediática.

Não obstante, passou "suavemente" de 112 para 118 dólares em 2 semanas. Teremos novos máximos nos preços do combustível na semana que vem, puxando as economias ocidentais ainda mais para o território da recessão.

Talvez as pressões da Europa sobre o Irão tenham induzido nos investidores a vontade de comprar mais ouro negro, contudo a questão que é relevante, e que já várias vezes abordámos aqui no Contas, é que em clima recessivo ou pré-recessivo, seria normal o preço começar a descer devido à quebra na procura e à falta de entusiasmo dos investidores. Mas os preços continuam bem altos, quase a atingir o máximo de Julho do ano passado.
Acreditamos que o mundo emergente (China e Índia) compensam a falta de procura do mundo ocidental, e a produção total de crude teima em não subir dos 74 a 75 milhões de barris diários.
Resultado: preços elevados, mesmo para países que já entraram na grande recessão do mundo ocidental.

Esta é mais uma das muitas consequências de uma globalização sem regras e sem critérios iguais para os participantes. A riqueza está a ser drenada do Ocidente para o Oriente e Médio Oriente.

Tiago Mestre

Sem comentários: