28 de fevereiro de 2012

Uma ideia para o BCE (não) implementar.. (Parte 2)

Ficámos a saber que a 1ª ideia que sugerimos para o BCE (não) implementar no post de 22 Fevereiro 2012, afinal já foi ontem decretada:

A ideia era esta:
BCE Deixa de aceitar as obrigações gregas (velhas) que os credores possuem no seu portfolio como colateral para a obtenção de crédito junto do BCE.


Segundo uma notícia do site Business Insider, o BCE deixou de aceitar as obrigações gregas como colateral para novos empréstimos logo que se soube que a S&P baixou este ativo tóxico para o nível de default (incumprimento).


Mas para que os bancos gregos e alguns franceses não caiam na falência por falta de liquidez, o BCE remeteu a concessão de empréstimos comcarácter de emergência para os bancos centrais de cada país. Terá que ser o banco central da Grécia a emprestar aos bancos gregos, e por aí fora. Desconhecemos os termos desta operação, quem sai beneficiado ou prejudicado, mas uma coisa é certa: há sempre uma última alternativa para que os bancos não caiam na falência. Como nós gostávamos de ser banqueiros!


Tiago Mestre

Sem comentários: