9 de março de 2012

E termina a troca de obrigações gregas velhas por novas...

Caros leitores e leitoras, terminou ontem o prazo para a troca de obrigações velhas por novas que a Grécia "sugeriu" aos seus credores privados. Notícia Zerohedge

Aqui no Contas tínhamos a opinião de que a aceitação não seria em massa. Bom, o sentimento é misto:

Para as obrigações que foram emitidas pela lei grega, a aceitação foi de 85%
Para as obrigações que foram emitidas pela lei (uk law), a aceitação foi de 69%.
O prazo para a troca destas obrigações uk law ainda está em vigor, terminando a 23 Março (uma novidade para nós.)

Com estas percentagens estamos na dúvida se a troca foi um sucesso ou não, pelo que aguardamos mais desenvolvimentos sobre o caso.

Os credores que possuem obrigações sob a alçada da lei grega e que não aceitaram a troca (15%) correspondem a 25 mil milhões euros aproximadamente. Para estes, a entidade que gere os CDS, a ISDA (International Swaps and Derivatives Association) determinará hoje em comunicado se ocorreu um credit event ou não, e com isso saber-se-á se os seguros CDS poderão ser ativados.
Não temos ideia do que a ISDA irá dizer, tal é a complexidade de toda esta situação e do conflito de interesses a que a ISDA está sujeita.
Se por um lado a Grécia já disse que não pagará um cêntimo destas obrigações velhas, e por aí a ISDA deveria declarar incumprimento, por outro, a Grécia ofereceu este pacote de troca de obrigações aos credores com perdas de 70%,  mas estes voluntariamente não o aceitaram, podendo a ISDA ir por aí e referir que não se pode declarar incumprimento. Aguardamos pelo veredicto.

Tiago Mestre

Sem comentários: