20 de março de 2012

Srs. Agricultores, podem ficar quietos porque o dinheiro já vem a caminho!

Caros leitores e leitoras, quando há seca em Portugal a Europa despacha dinheiro como forma de "resolver" o problema. Infelizmente não resolve, só agrava.

Certamente haverá agricultores a quem este dinheiro fará muita falta, mas para muitos outros é mais uma oportunidade para estar quieto e esperar pelo pior, porque quanto pior melhor. Explicamos:

Quem apresentar mais prejuízo, mais animais a passar fome e sede, mais pastos secos e mais terrenos moribundos, mais elegível ficará para receber os tais fundos. Não sabemos se será assim porque desconhecemos os critérios, mas certamente que quando se promete dinheiro a troco de nada, os agricultores adaptam-se e quanto pior, melhor.

300 milhões de euros é muito dinheiro, a tentação é grande e se para alguns o dinheiro é essencial para reinvestir na terra, para outros será para investir em tudo menos na terra.
Para o ano já sabem: se houver seca, não vale a pena poupar na água, não vale a pena tomar decisões de racionalização e de gestão eficiente dos recursos físicos. O melhor é gastar depressa e de forma bem vistosa. O dinheiro estará lá à espera.

Quando se promete dinheiro a alguém a troco de nada, mesmo ao mais recto e honesto dos homens, este pensará sempre duas vezes, sempre!

Tiago Mestre

Sem comentários: