14 de abril de 2012

FACTOS: PORTUGAL E A PRÓXIMA DÉCADA (2011-2010)

Exceptuando o editorial, este foi o nosso primeiro post publicado no Contas a 26 de Dezembro de 2010. É sempre pertinente avaliar o grau de validade e veracidade das nossas ideias, e neste caso, parece (para mal dos nossos pecados) que a ideia não está longe da realidade..


Pretendemos neste post informar e colocar à vossa consideração o que tem sido o crescimento da economia portuguesa desde o início do século XX, e de que forma poderemos prever qual será o comportamento na década que aí vem. É composto por 2 gráficos que indicam a evolução do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e do PIB per capita.

Dados estatísticos e Projecção
Remetemos abaixo para o primeiro gráfico que indica a evolução do PIB ao longo dos últimos 90 anos. Os valores indicados representam o crescimento médio em percentagem, ano após ano. Por exemplo, na década de 60, o PIB cresceu em média 6,08% num determinado ano face ao ano anterior, ao longo de toda a década. Quer dizer que nuns anos terá crescido mais do que 6%, noutros menos, mas em média cresceu 6,08% ao ano.
O valor apurado para a década de 2011-2020 (última barra do gráfico) é calculado em função de critérios estatísticos explicados abaixo, constituindo apenas uma projecção:

Gráfico:
Baseado em dados da University of Groningen 

Verifica-se que o crescimento do PIB foi inexistente nos primeiros 20 anos do século XX. A partir daí houve uma aceleração do crescimento do PIB tendo atingido o pico no final dos anos 60. Desde aí que o crescimento tem vindo a cair consistentemente, década após década.


Para se prever o crescimento para a década 2011-2020 (a última barra no gráfico), usámos a média da percentagem da desaceleração das últimas quatro décadas, representando uma diminuição média de 1,29% do PIB por década. Utilizando este critério, avançamos com a projecção de que a economia terá um crescimento negativo ao ano de 0,77% nos próximos 10 anos.
Apresentamos de seguida o segundo gráfico que indica o crescimento médio do PIB, mas per capita desde a década de 60. Neste gráfico também apresentamos uma projecção para a próxima década:
                                                                                                                                                 Baseado em dados da Pordata

A metodologia aplicada para efectuar projecção de 2011-2020 foi semelhante à do gráfico anterior.
Em análise, verificamos que o PIB per capita apresenta um valor médio mais baixo do que o valor do PIB ao longo das últimas 5 décadas. Mais importante, a redução do PIB per capita entre a década de 90 e 2000 é mais acentuada do que a redução do valor do PIB no mesmo período, ou seja:
O PIB per capita decresceu de 2,76% na década de 90 para 0,16% na década de 2000, representando uma variação negativa de 2,6%.
Já o PIB decresceu de 2,79% para 0,6%, resultando numa variação negativa de 2,1%.



Desta forma, a projecção que damos para a década 2011-2020 para o PIB per capita é mais baixa (-1,22%) do que a projecção para o PIB (-0,77%).

Equipa editorial "caseira"


Estaremos mesmo condenados a assistir a uma década "inteirinha" de recessão média de 1,22% per capita? Nem sabemos bem o que isso significa.


Tiago Mestre

3 comentários:

Vivendi disse...

Ninguém sabe o que nos espera. E só isso já diz muito do estado das coisas.

Bom fim de semana.

Filipe Silva disse...

Existem muitas incógnitas, será que vamos continuar no Euro?na UE? já o povo diz o futuro a Deus pertence.

O nosso sistema político não resiste a muitos mais anos de desemprego ao nível que temos, um professor meu de mudança estrutural na licenciatura dizia que Portugal não tem estrutura social para aguentar desemprego de dois dígitos por muito tempo.
Se no próximo ano, ano e meio, o crescimento que o governo tanto apregoa não se verificar o sistema político certamente se desintegrará

Tiago Mestre disse...

Não quero ser velho do restelo, mas este período de 50 anos que analisei conteve grandes transformações:

Guerra Ultramar
25abril
CEE
Taxas de Juro
China
Endividamento

Com todos estes fatores a influenciar, e não foi coisa pouca, a trajetória do (de)crescimento foi "clara como água".

A dúvida é, como diz o filipe, se a recessão é suportável,tanto social como politicamente.

É a minha grande incógnita, porque se os 50 anos anteriores analisados foram sempre com crescimento acima de 0, abaixo de 0 é território totalmente novo