14 de abril de 2012

Post tardio sobre a "Festa" do Parque Escolar

Caros leitores e leitoras, sendo nós ouvintes frequentes das Comissões Parlamentares, não deixámos de ouvir a famosa audição com a Ex-Ministra Maria de Lurdes Rodrigues, ocorrida no passado dia 10 de Abril.

Essa audição já está disponível aqui.

E só vendo e ouvindo a audição é que podemos, eventualmente, formar algum tipo de opinião sobre o que dela se relevou no espaço mediático.

A "Festa para a arquitectura portuguesa" que tanto se badalou, inserida no contexto da audição, foi meramente uma expressão que derivou  do confronto de ideias e até de alguma disputa pessoal que se verificava entre alguns deputados e a ex-ministra acerca dos méritos e defeitos do projecto Parque Escolar.

Ficámos a conhecer que a atitude da ex-ministra, vincada pela forte personalidade que transpira, revelou uma certa propensão para um clima acintoso, ou seja, não se coibiu de responder de forma provocativa a certas afirmações dos deputados.

O clima foi aquecendo e a 2ª metade da audição ( foram 3 horas de audição! ) é que se caracterizou como uma verdadeira "Festa", mas de mediocridade intelectual:

1. O ruído era permanente quando a ex-ministra tinha a palavra. Os deputados falavam normalmente entre eles como se mais ninguém estivesse a falar. As próprias reacções faciais e até corporais dos deputados em função das explicações da ex-ministra revelavam um desrespeito difícil de aceitar;

2. Identificámos um deputado que já teclava sms no telemóvel antes da sessão terminar;

3. O responsável pela audição teve que interromper a audição 3 vezes devido às conversas paralelas.

Enfim, só nos lembramos da expressão REGABOFE para caracterizar o que lá se passou.

Sobre os méritos e defeitos do programa, o melhor mesmo é ouvir as explicações dos intervenientes no projeto. Não duvidamos da honestidade intelectual e da seriedade da ex-ministra, pelo que damos como verdadeiras as explicações que ali foram dadas.

Tiago Mestre

Sem comentários: