11 de junho de 2012

Infantário "Europa"

Com a aprovação europeia do resgate ao setor financeiro espanhol, mas em que a monarquia espanhola estará DIRETAMENTE envolvida, como já explicámos aqui, surgiu em 24 horas um coro de vozes dos GIPS a pedir também para eles melhores condições no acesso ao dinheiro do EFSF. Ficámos na dúvida se isto era a UE ou se seria um Infantário.

Esta infantilização da política é só mais uma das MUITAS consequências indiretas de todo este moral hazard que se instalou na Europa. Se dou certas condições a uns, também não posso dizer que não aos outros, e o disparate ético e moral torna-se, pasmem-se... jurisprudência.

Gostámos particularmente do aproveitamento político dos líderes do Syriza, que por já serem uns especialistas no poker europeu, não esperaram pela demora e acenaram com o maço de notas aos gregos: votem em nós e as condições que a Espanha tem serão também as nossas. A uma semana das eleições, o timing não poderia ser mais perfeito...

E é assim que a política infantilidade europeia se vai revelando: ninguém quer ficar sem uma fatia do bolo. Estão a ver as pseudo futuras eurobonds a serem geridas esquartejadas diariamente com este tipo de comportamentos? Tragam as pipocas.

Tiago Mestre


Sem comentários: