3 de julho de 2012

Fomos novamente todos bafejados com tretas

Caros leitores e leitoras, em mais uma operação de marketing e de total embuste, os 27 líderes da UE voltaram a fazer o impensável:

Concordaram em concordar num acordo que use o ESM para recapitalizar a banca espanhola, e já agora todas as outras. que saibamos não há países mais iguais que outros.

Detalhes deste programa ? Nada
Data de aplicação no terreno ? Nada

Passou-se o fim de semana, o dia de ontem, e até agora não sabemos NADA do plano para recapitalização dos bancos via ESM.

O Primeiro Ministro da Finlândia referiu na terça-feira passada que não concordava com este plano. Mas na Cimeira não ouvimos uma palavra deste senhor, e ontem veio referir novamente que não concorda. Vejamos:

Terça-feira: Não
Sexta-feira: Sim
Segunda-feira: Não

Há aqui algo que está errado, e a julgar pelas aldrabices de anteriores cimeiras parece-nos que é o SIM de sexta-feira que não bate certo.

Aqueles meninos e meninas voltaram a fazer o mesmo que fizeram na cimeira de final de Julho de 2011: "Prometemos fazer qualquer coisa, mas lá mais para a frente."

É que não só o ESM (antigo) ainda não está ratificado por todos os países como agora terá que ser novamente redigido para acomodar esta nova valência de injetar dinheiro diretamente nos bancos.

A tática do embuste e da mentira continua. Ainda ontem no programa prós e contras, o jornalista da RTP referiu que na passada quinta feira à noite, a meio da cimeira, Durão Barroso e Rompuy estavam na dúvida se fariam a conferência de imprensa, já que não havia nada para dizer.
Barroso sugeriu a Rompuy que dissesse a VERDADE (que ainda não havia nada), mas o menino belga, alérgico à verdade e condenado ao MEDO virou-se para os jornalistas e disse que já havia fumo branco !!!

"If you can't dazzle them with brilliance, baffle them with bullshit"


A conclusão natural que nós retirámos de tudo isto foi já percecionada por muitos investidores que aguardavam pelos resultados da cimeira e NADA. Portanto, espera-se mais confusão daqui prá frente.

Foi há 11 meses, a 22 de Julho de 2011, que, em mais uma cimeira europeia, a elite política voltou a enganar o mundo inteiro, julgando que a silly season também se aplicaria aos investidores e aos mercados.

Imaginem o que aconteceria se os investidores entendessem que o ESM é um mau negócio para eles e não apareceriam aos leilões?

As taxas de juro subiriam rapidamente e os compromissos da UE com os países resgatados esboroavam-se.


Uma coisa os investidores já sabem:
O dinheiro que eles colocarem no ESM será para adquirir dívida de bancos que, em caso de estes irem à falência ou se reestruturarem, o ESM não terá direitos especiais, ou seja, ficará na fila de espera como os outros credores privados. Esta foi uma das poucas decisões que Merkel e os amigos tomaram. Fica esta dica para quem pensava investir dinheiro no ESM.

E com tanta mentira à mistura, acabará por ser esse o cenário num qualquer dia.


Tiago Mestre

Sem comentários: