23 de julho de 2012

Há cada vez menos parolos...

Primeiro foi a injeção de liquidez pelo BCE, em Dezembro e Fevereiro. Espanha apanhou a carruagem e os seus bancos agarraram no dinheiro, mesmo que alguns não precisassem dele.

Mal se fizeram as contas e se percebeu que muito desse dinheiro já estava "ocupado", a coisa volta a complicar-se.

Mais recentemente aprovou-se o resgate ao setor bancário espanhol pelo valor de 100 mil milhões de euros. Muito dinheiro, sem dúvida..

Mas qual foi o efeito positivo que tal medida teve nos investidores? Pouco ou nenhum.
Todos sabemos que o governo central e os governos regionais continuam a gerar défices e todas as semanas há novos "buracos" a desvendarem-se;
e numa economia que ainda pouca ou nenhuma austeridade implementou até aqui, já leva de avanço 25% de desemprego e uma recessão a entrar pelo país adentro. Imaginem como será com austeridade.

Temos um problema de confiança, e se as medidas que a UE cuspia cá para fora ainda davam para enganar meia dúzia de parolos, agora é mais difícil encontrá-los.

À primeira caem todos
À segunda só cai quem quer
À terceira só mesmo os burros é que caem

A propósito desta aldrabice toda, alguém decidiu hoje anular o short selling para as ações espanholas e algumas italianas.

Temos a informar os nossos leitores que não temos nada contra o short selling.
Este é um negócio tão legítimo como outro qualquer, e como em qualquer transação, há alguém disposto a vender e alguém disposto a comprar o título. Parem de manipular os mercados e concentrem-se em atingir o défice ZERO. As lideranças esquecem-se que o short selling também promove subidas nos mercados de ações, através dos short squeezes, mas como alguém dizia: isso para agora não interessa nada.

Para quem tem dúvidas sobre o que é short selling, recomendamos procurarem no youtube e tirem as vossas próprias conclusões. Não confundir com naked short selling, aí a história é outra. 
Há muitos filmes, pelo que deixamos aqui apenas um link que também informa os prós e contras, riscos, etc.

http://www.youtube.com/watch?v=fmAcDWZwTw4

Tiago Mestre

1 comentário:

Anónimo disse...

Só para para dizer que o short selling, permite que a volutalidade seja menor. Pois obriga a que que tena a posição short, tenha de comprar...e isso acaba por acontecer, fazendo parar o efeito de queda.