13 de julho de 2012

Portugal, a Califórnia da Europa

Como termo de comparação é sempre interessante olharmos para o que se passa noutras partes do mundo, e confrontar as decisões dos políticos de lá com os de cá. 
Baseado num artigo, cortesia Testosterone Pit

A Califórnia é a região dos EUA que mais contribui para o PIB nacional: 2 Biliões de dólares, semelhante a Itália.

Há anos que ouvimos notícias daquele lado do planeta referindo a insustentabilidade das contas públicas e das decisões pouco claras da sua classe política.

Mais recentemente esteve em debate o financiamento da construção de uma linha ferroviária de alta velocidade com extensão de 160 milhas. Houve polémica, contudo o projeto já foi votado favoravelmente. E qual foi a grande razão para se fazer?
O governo federal subsidia em 3,3 mil milhões de dólares a construção deste projeto, pelo que seria um desperdício não "deitar as mãos" a este dinheiro.
A Califórnia terá que encontrar os restantes 4,6 mil milhões de dólares que perfazem a totalidade do investimento. E como? Vendendo obrigações aos credores que se apresentem nos leilões.
 
Encontram alguma semelhança com o que se passou em Portugal há MUITO pouco tempo?

O orçamento da Califórnia segue com um défice de 19 mil milhões de euros ao mês de Junho. (1% do PIB - até é bastante pouco)

A Segurança Social apresenta uma conta para pagar de 109 mil milhões de dólares no futuro próximo sem ter cabimento para tal.

Faz-vos lembrar algo mais?
É verdade que o ponto de partida do Estado californiano é bem mais simpático do que o de Portugal na atualidade. A dívida deles não excede os 20% do PIB e o défice de 1% do PIB é uma miragem para nós. É antes a natureza dos comportamentos que se assemelha, e as consequências disso a longo prazo.

Em 2011 aprovaram um orçamento "equilibrado" para 2011-2012 (a começar a 1 de Julho de 2012) em que previam um encaixe de impostos extraordinários de 9 mil milhões com o IPO do Facebook. Nem mil milhões chegaram a receber. A estratégia de aumentar impostos para que não resultou.

Para 2012-2013 voltaram a "enfiar" no orçamento um incremento nas receitas fiscais de mais 9 mil milhões de dólares, que se perspetiva obter através do aumento de impostos.
Onde é que já vimos este filme?

Onde reside a diferença?
No patrocínio leonino das agências de rating norte-americanas que, aplicando dois pesos e duas medidas em comparação com a Europa, ainda deixam estes meninos fazerem o que bem lhes apetece. Mas o mal é deles e não nosso, porque no dia em que acordarem, verão que é tarde de mais. Já houve 2 ou 3 cidades californianas que pediram insolvência. A mais recente foi San Bernardino.
Bastou-se abrir o precedente uma vez e cairão que nem moscas.

Pagar dívidas astronómicas e sempre em crescendo é desmoralizante para qualquer político, mesmo para aqueles que a criaram e a ajudaram a crescer.

Tiago Mestre

1 comentário:

Vasco Sousa disse...

Segundo notícia do Jornal i "A poupança das famílias atingiu os 117 por cento do PIB em junho passado". O valor de poupança das famílias californianas é equiparável?

Fonte: http://www.ionline.pt/dinheiro/poupanca-das-familias-portuguesas-atinge-recorde-2000