4 de julho de 2012

Primeiro Ministro Eslovaco Robert Fico põe mão na testa

Eslováquia, esse pequeno país enfiado entre a Europa Ocidental e a Europa Central, foi objeto de uma contenda política ocorrida em Novembro de 2011.
Demos especial atenção a este caso aqui:

Richard Sulik

Um dos líderes da coligação da altura que estava no governo, Richard Sulik, insistiu que não votaria favoravelmente à expansão do EFSF. O seu partido era e é contra estes mecanismos de resgate por saber que a Eslováquia não possui riqueza para este tipo de solidariedade europeia e na essência é má política e má economia.







Iveta Radicova
Tal decisão obrigaria ao chumbo do reforço do EFSF pela Eslováquia, já que a coligação sem Richard Sulik não tinha maioria absoluta no parlamento. Perante este cenário, a primeira ministra e líder da coligação, Iveta Radikova atirou a bomba atómica. Caso houvesse chumbo no reforço, o governo demitir-se-ia e novas eleições seriam convocadas.
Mas antes do chumbo, Iveta Radikova negociou nos bastidores com Robert Fico, líder da oposição, para que nova ratificação do EFSF fosse desde já agendada após o pedido de demissão do governo com a garantia de que o partido de Robert Fico votasse favoravelmente.



Robert Fico


Robert Fico concordou com o plano:
Chumbaria agora o reforço do EFSF, o governo demitir-se-ia, e aprovaria-o uma semana depois. Que estadista!
As novas eleições seriam dali a 3 meses e o terreno estava lançado para se candidatar a primeiro ministro.
Bem dito, bem feito.



Após este ato infame, Robert Fico lá acabou por ganhar as eleições e é hoje o primeiro-ministro da Eslováquia.

Quem mais ficou a perder politicamente com isto tudo foi Richard Sulik, que sendo fiel aos seus princípios e lutando por uma Europa menos centralizadora e menos "pseudo-solidária", acabou por perder na secretaria, o ring dos políticos cobardes.

Mas como a história escreve direito por linhas tortas, o senhor Robert Fico, primeiro ministro da Eslováquia, abriu ontem a boca, e vejam o que de lá saiu:

"A paciência do público está a esgotar-se."
"O seu país não está disposto a continuar a ajudar se os países resgatados não cumprirem as reformas"


Ó meu caro Robert Fico, vai com calma e poupa essa lenga lenga para outros parolos, porque connosco esse paleio já não cola. Nunca te esqueças que quem semeia ventos colhe tempestades. - é o que nos apetece dizer a este senhor.

Sugerimos a Richard Sulik que dê boa conta deste tipo de acontecimentos porque é o reconhecimento de que a mentira e a manipulação têm sempre pernas curtas. A política quando extravasa o plano moral enreda-se na maior das confusões e ninguém é poupado no fogo cruzado. Pelo rumo dos acontecimentos é bem provável que os eslovacos percebam agora quem falou verdade e quem falou mentira, e assim alterem a sua opinião nas próximas eleições. Oxalá.

Tiago Mestre

Sem comentários: