7 de agosto de 2012

Irrational Exuberance

Escrevemos aqui a 27 de Julho que o jornal El Pais já sabia da solução para que o mês de Agosto não fosse tão madrasto para os políticos europeus.

Escrevemos estas palavras com um tom irónico, obviamente, porque simplesmente já não acreditamos na quantidade de tretas que os líderes europeus nos querem impingir.

Não obstante, a primeira semana de Agosto tem dado algumas tréguas. Os investidores já acreditam que Espanha e Itália irão pedir resgate formal, e sendo essa a condição que Draghi impôs na semana passada para ajudar na aquisição de dívida no mercado secundário, parece que agora já estão todos de "acordo" que tal cenário é viável, e portanto toca de antecipar esse evento como forma de ganhar algum dinheiro:
"Buy the rumor, sell the news"

Só Rajoy e Monti é que não querem admitir tal cenário e perder completamente a face... para já. Vamos deixar passar as férias e logo se verá.


E é este o poder do cheiro a canela:

Basta o BCE acenar com um molho de notas aos investidores, que estes, ávidos de uma qualquer yield, independentemente da sua origem, não olham para trás.
Ganhar dinheiro nos dias que correm é um bem tão precioso que ninguém pensa duas vezes qual é a sua proveniência e que implicações terá a médio prazo.

Que se lixe o futuro, o que interessa é salvar o presente, certo?

Tiago Mestre

1 comentário:

Vivendi disse...

Até o Hollande já calou a boca! A época não está para amadores e muito menos para socialistas.