24 de setembro de 2012

Patrões querem aumento do tabaco para manter corte na TSU

Caros leitores e leitoras, quando a margem de manobra do governo é cada vez mais pequena, nada como "incluir" as entidades patronais, sindicais e outras na elaboração de medidas, na tentativa da sociedade aceitar e engolir a quantidade de disparates que saem destas reuniões.

Alguém se lembrou de sugerir o aumento do preço do tabaco (ainda mais) como forma de compensar o corte da TSU de 23,75% para 18% para as empresas.

À primeira vista até parece bem porque irá estimular as pessoas a deixarem de fumar e nada melhor do que exigir aos viciados da sociedade que paguem a maior competitividade das empresas.

Pois, mas como em muitas coisas na nossa vida, entre o que imaginamos que irá acontecer e aquilo que depois efetivamente acontece vai uma grande distância.

O que verdadeiramente irá acontecer será uma nova corrida ao contrabando de tabaco.
Com tanto pescador a lutar pela sua sobrevivência e com tanta gente em terra sem nada para fazer, ganhar uns trocos a contrabandear um produto que até nem é um bem essencial certamente não será problema. Com tanta fronteira terrestre não vigiada e centenas de quilómetros de costa atlântica por explorar, deixamos o resto à capacidade criativa do português.

Contrabandear tabaco já foi arte em Portugal ainda não há muito tempo. E normalmente, tudo o que seja arte não se esquece, transmite-se de geração em geração.

Ao governo sairia o tiro pela culatra porque a receita fiscal não veria o incremento desejado, abrindo novo buraco na execução orçamental.
Toda a gente quer fugir das medidas impopulares, ou seja, redução da despesa.

Sugestões desta natureza são para nós típicas de gente chico-esperta.

Tiago Mestre

Sem comentários: