20 de setembro de 2012

Reserva Federal precisa de fazer shutdown

Caros leitores e leitoras, numa notícia muito bem apanhada pelo Vivendi no nosso blog parceiro a Espuma dos Dias, refere-se que:

 "Ninguém na Reserva Federal sabe como resolver a crise"
e acrescenta:
" O FOMC não sabe realmente o que está a travar a economia"

Sugerimos aos ilustres banqueiros norte-americanos que desçam do 39º Piso e liguem à terra.

Visitem os subúrbios
Visitem Detroit
Falem com os presidentes das Câmaras sobre-endividadas
Falem com as pessoas
Sintam o pulso do Joe, do Tony e dos milhões de americanos cidadãos anónimos.

Não analisem a realidade só pelo que vêem do 39º piso  e pelos fins de semana que passam nas suas mansões em Hampton's.
Evitem as Highways e desloquem-se pelas estradas nacionais para verem o comércio local, as vilas, as aldeias e as indústrias (ou a falta delas).
Esqueçam os restaurantes e desloquem-se aos supermercados para ver o comum americano a decidir porque é que compra o produto A em vez do B.

Talvez depois cheguem à conclusão que perceber o que realmente está a travar a economia não é um modelo passível de ser introduzido no Excel.
Na nossa vida, há tantas variáveis racionais como irracionais, e estas últimas não respondem a impulsos matemáticos, mas sim a impulsos humanos.

Talvez assim percebam que afinal tanto conhecimento e tanto modelo teórico redundaram em fracasso quando decidiram ir para o terreno.
Apaixonaram-se pelo modelo e quiseram (à força) que ele desse certo, ou seja, que a população decidisse como eles gostariam. Não foi assim.

O futuro nunca se realiza como nós o imaginámos.
Quanto mais o PLANO é manipulador e dependente de certos comportamentos racionais que os seres humanos têm que obrigatoriamente cumprir, maior a probabilidade da coisa dar asneira.

É a LIBERDADE individual que acaba por estragar o MASTERPLAN, daí haver tantos adeptos do "condicionamento" dos nossos movimentos.

Mas não é o direito à nossa liberdade que está mal.
O que está mal é a arrogância ideológica, a exorbitância das suas competências e a insolência em reconhecer os erros daqueles que defendem e implementaram o seu Masterplan numa economia e numa sociedade que não é deles.
Experimentassem primeiro o modelo na sua família ou em algo que "possuam", como ratinhos de laboratório, por exemplo. Assim escusavam de passar por esta humilhação.

Tiago Mestre

Sem comentários: