24 de outubro de 2012

O Bluff entre gregos e o resto da Europa continua

A troika continua a atrasar o relatório sobre a última avaliação das contas da Grécia.
Pelos vistos, as últimas sessões no parlamento grego têm sido vistosas, já que, pela enésina vez, ninguém está de acordo com a austeridade que a troika tenta impor, e que não consegue efetivar.

Na tentativa de trazer boas notícias para dentro da Grécia, os líderes gregos recorreram à velha tática de fazer bluff com o resto da Europa, sendo que desta vez o privilégio foi dado ao atual ministro das finanças: Sr. Yannis Stournaras, que em declarações totalmente falsas, veio dizer à comunicação social que já tinha "segurado" um acordo com a troika.

Schäuble e companhia refutaram imediatamente a ideia, ficando Stournaras e o seu primeiro ministro Samaras em maus lençóis.
Cenas de violência verbal ocorreram no parlamento por causa de mais uma mentirinha.
Stournaras teve que admitir que afinal não havia acordo, estando em falta a aprovação do documento final!

Continuamos à espera desde Setembro pela emissão do relatório e consequente autorização para desbloquear a respetiva tranche de... 31,5 mil milhões de euros.

Como todos sabemos, a Grécia não consegue cumprir aquilo que lhe é imposto. Ou por motivos endógenos, ou por motivos exógenos, ou ambos, as coisas não conseguem ir para a frente.

Mas haverá coragem política da troika para bloquear a tranche e com isso promover uma bancarrota unilateral e sem regra na Grécia?

Não, porque o momento para o fazer é sempre mau...
Ou porque há eleições nos EUA
Ou porque os mercados estão muito agitados
Ou porque iria estragar tudo o que já foi feito

Enfim, é só por a cabecinha a imaginar.

O que sabemos é que este esquema de bailout com contrapartidas é uma autêntica farsa, porque:

Julgava-se que o remédio era pouco doloroso e a recuperação seria rápida
Julgava-se que a Grécia iria cumprir
E nunca se imaginaria que um dia os líderes da troika se vissem confrontados com este enorme conflito de interesses - se entrego dinheiro sem cumprimento de metas tudo é uma farsa, se não entrego o dinheiro o caos antecipa-se já para amanhã, e posso começar já a fazer os emails de despedida.

Numa circunstância destas, em que nos deixamos envolver por uma total e completa camisa de forças, como é possível decidir de modo firme, justo e não suscetível de ser influenciado por pressões ?

Não é possível. Daí o adiamento na entrega do relatório, daí andarem à procura de mais alguma aldrabice para comprar mais uns meses até a "pastilha" voltar outra vez às mesmas mãos.

O artigo no ZeroHedge está muito interessante.

Tiago Mestre

1 comentário:

Jorge disse...

Bem, atendendo às ultimas noticias que têm vindo dos mercados a Europa vai ter mesmo que viver com a Grécia custe o que custar.

Razões para isso?

Afinal a Grécia não é o parente pobre da europa.

http://in.reuters.com/article/2012/07/02/greece-oil-idINL6E8I29F020120702


http://www.bloomberg.com/news/2012-10-09/greece-welcomes-gold-miners-to-rank-first-in-europe-commodities.htm


http://theeconomiccollapseblog.com/archives/greece-is-not-poor-it-actually-has-massive-uptapped-reserves-of-gold-oil-and-natural-gas