8 de outubro de 2012

Orçamento Europeu - Quanto mais melhor?

Quando se pede aos governos para reduzirem défices, quer pela redução da despesa, quer pelo aumento de impostos. Se se recordam, ainda este ano a Merkel exigiu aos restantes colegas de reunião que assinassem a regra dourada para que os défices caíssem para 0% do PIB.

Todos sabemos que esta história da regra dourada foi uma cortina de fumo para que a imagem da Europa se tornasse mais apelativa a quem tem dinheiro para investir. Nada como prometer ao pessoal de que no futuro tudo será como nós gostaríamos que fosse o presente. É claro que tudo isto nunca sairá do papel. Veja-se a desilusão dos europeus com a austeridadezinha que os seus governantes querem tentar implementar.

E nada como Barroso prevaricar na própria ideologia, bem no princípio das coisas, ao apresentar um orçamento de 5 anos (2014-2020) com um volume de despesa superior em 5% ao orçamento anterior.

Só Cameron da Grã-Bretanha se rebelou. Também não é a pessoa ideal para criticar, já que em sua própria casa anda a gerar défices superiores a 8% do PIB, mas enfim.

E segundo o Expresso, Barroso anda a seduzir países como Portugal para aprovarem este orçamento na promessa de que nós, os pequenos, seremos beneficiados.
Claro que seremos beneficiados, quem é que não gosta de receber dinheiro a troco de nada? O problema é:

E a quem vai Barroso roubar esse dinheiro?
Que eu saiba não será ele a pôr o dinheiro do seu próprio bolso, certo?

Tiago Mestre

Sem comentários: