12 de outubro de 2012

Os carros são uma febre

Há muito tempo que o português, desde o mais pobre até ao mais rico, deixou de considerar o carro como algo que nos locomove do ponto A até ao ponto B.

O automóvel é hoje sinónimo de riqueza, ostentação,e em alguns casos, poder. Toda a gente se sente bem quando é invadida por este tipo de sentimento/emoção.

A única restrição que há para que se opte por um carro mais utilitário em vez de outro mais ostensivo é mesmo o dinheiro que se tem. Mas até nisso os políticos souberam dar a volta, porque com estas novas ferramentas financeiras de Renting e de ALD, mesmo sem dinheiro, o céu parece ser novamente o limite.

Os carros que Zorrinho e companhia usufruíam estavam com a contrato a terminar, e como precisavam de dar algum dinheiro em troca para ficarem mesmo com eles, preferiram logo terminar o contrato e renovar a frota com novos carros e novos contratos.

Chegámos a este ridículo, e não é só com os políticos, de que quando o carro acaba o contrato, não interessa se continua bom ou não. É simplesmente trocado por outro mais recente.

A sugestão que dou aos senhores deputados, porque obviamente é isso que faço na empresa, é ficarem com os carros após o terminus do contrato de ALD/Leasing/Renting, e usarem-nos até começarem a dar mais de 500-600€ de despesa por mês em manutenção.

Mais ridículo é vir Francisco Assis falar da ostentação que qualquer deputado deve exibir por ser... deputado. Ou seja, Renault Clio é fraco.
Mas se provarem que um carro mais caro acabará por poupar mais à frente porque é mais eficiente/fiável, não tenho nada contra, mas infelizmente a realidade não me comprova isso.

Por mim vos digo, já fiz centenas de milhares de quilómetros a calcorrear Portugal à procura de negócios, desde Bragança até Portimão. Todas as Estradas Nacionais importantes e não só, bem como as Autoestradas, sobretudo Porto-Lisboa já lá têm muita borracha dos pneus destes carros:

390 000 Km num Ford Focus comercial 1.8TDDi de 2001. Ainda é um prazer conduzi-lo. Hoje serve para o projeto das agriculturas e passou sempre à primeira na inspeção.
170 000 Km num Ford Fiesta 1.6 TDCI de 2009. Está quase pago, e imaginem o que farei quando o leasing acabar.

E como empresário, se a minha empresa der lucro, tenho o maior dos incentivos para comprar um grande carrão, como já expliquei aqui.
Agora, os deputados?

Tiago Mestre

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