3 de outubro de 2012

Ponham-se no lugar dos ricos...






Eu posso, pela experiência pessoal que tenho como empresário, apontar desde já os 4 cenários mais previsíveis que figurarão nas mentes do pessoal:

1. Ou tiram o dinheiro do país (facílimo de fazer já que basta pagar a um advogado e a um contabilista para tratar do assunto, mas só é válido para quem é mesmo rico e não preciso do dinheiro já)

2. Ou fogem do regime tributário e entram na economia paralela (difícil de fazer mas muito adequado para o pequeno empresário, pouco organizado, em que ou faz isso ou fecha a porta)

3. Ou reduzem salários dos sócios para o valor mínimo e recorrem ao cartão de débito/crédito da empresa para despesas pessoais, familiares e outras.

4. Ou desistem de ser empresários/investidores. Fecham a porta, retiram o capital próprio da empresa (esvaziam a conta bancária), reformam-se se tiverem descontos para isso, e dedicam-se a outra coisa qualquer que seja menos sujeita  a extorsão fiscal (empresários com idade e dinheiro suficientes para se dedicarem à agricultura, à pesca, ao artesanato, a criar confrarias, a viajar de comboio por Portugal, no fundo, no fundo, gozar a velhice após tantos anos de dureza)

Qualquer que seja a opção tomada, uma coisa é certa:

É a economia que perde, é a classe média que perde e são os POBRES que perdem, porque são os ricos que têm dinheiro para investir em qq coisa de verdadeiramente reprodutivo e são os ricos que gastam o dinheiro em produtos e serviços que dão emprego a muita gente (restaurantes, venda de automóveis, gestão de contas e investimentos bancários, jardinagem, canalização, obras em casa, cabeleireiros, lojas de roupa, etc, etc)

Tiago Mestre

1 comentário:

Filipe Silva disse...

Hoje podemos festejar o sistema acabou de cometer Harakiri.

Aumentar o IRC para 28%? Really common, you are killing me.
A Suécia diminui para 23%, e nós aumentamos?
Como se atrai investimento estrangeiro para cá? com este aumento de impostos?

O Álvaro defendia antes de ir para o Governo que devíamos procurar ser a Florida da Europa, o Portas até falou em facilitar a mudança de reformados endinheirados e depois aumentasse tudo o que é imposto?

Sinceramente não percebo.

Eu não sou rico, muiiiiiito longe disso, mas 54,5%??? Really??

Uma pessoa trabalha e entrega 65,5% ao Estado, é imoral. É o verdadeiro saque. Se somarmos IVA, IMI, Imposto de selo, etc... qual será a %? 80%?90%?

O Estado rouba tudo o que produz riqueza, se eu fosse empresário (não o sou) eu fechava a empresa e ia-me embora, que seja o Estado a criar emprego e a pagar impostos.

O melhor serviço que um patriota podia fazer era fechar as empresas e ir para outro lado e forçar a implosão do sistema.

Puta que pariu o Gaspar e companhia (desculpa a má linguagem).