24 de outubro de 2012

Viriatos da Economia


Caros leitores e leitoras,

Conforme iniciativa do Vivendi aqui no Contas para a criação de um blogue, mais plural e mais participativo, segue abaixo o projeto que eu e ele idealizámos:

Viriathus Oeconomia - Viriatos da Economia


Porquê a criação do Viriatos da Economia?

Porque com o passar do tempo percebemos que a comunidade à volta do Espuma e do Contas era "boa de mais" para ser lida apenas na caixa de comentários. O nível de envolvimento intelectual, os comentários produzidos, a cortesia e o respeito entre todos os leitores deu-nos a confiança para vos convidar a participar neste novo projeto.
Com isto queremos, obviamente, que o blog seja visto por mais e mais gente.

Todos aqueles e aquelas que se sentem com vontade e dever de escrever, é só enviar o respetivo e-mail para vivendijr@gmail.com para procedermos ao envio do convite de autor.

E para aqueles ou aquelas que sentem um certo impulso mas que ainda não estão totalmente à vontade para serem autores, tenho a dizer-vos que com o tempo isso passa.
Como escrevi há uns dias num comentário, vivemos numa era em que a livre circulação de ideias e total ausência de barreiras é um luxo à nossa disposição. Nunca a humanidade teve acesso a tanta informação por tão pouco, e a Internet é a ferramenta por excelência.
É de aproveitar, porque pode não durar para sempre.

O ato de escrever e de não querer dizer asneira é também uma forma de aprendermos, já que nos obriga a recorrer às fontes, mas mais importante do que isso, ficamos sujeitos ao escrutínio público.
E assim nos tornamos vulneráveis, susceptíveis de sermos criticados ou elogiados, esquecidos ou relembrados.
Ser vulnerável é expor-me ao outro, ao desconhecido, e aceitar de bom grado o que vem do lado de lá, mesmo que achemos injusto.
Só assim é que aprendemos com o que o outro tem para nos ensinar. e só assim nos apaixonamos pelas coisas simples e belas.

Dêem uma vista de olhos ao blog para sugestões e críticas.

Os critérios de publicação são claros e simples:
Proteger a verdade económica e nunca recorrer a insultos exagerados a terceiros.

O arranque oficial será na próxima sexta-feira 26 de Outubro.

O Contas não será "desligado" da Internet, mas os novos textos a produzir, tanto meus como do Vivendi, serão sempre publicados no Viriatos.

Que a força acompanhe os Viriatos 

Vivendi e Tiago

2 comentários:

Anónimo disse...

e porque não um forum em vez de outro blog?

Tiago Mestre disse...

A conceção de forum aplica-se mais à plataforma Discutir Portugal, que está a ser dinamizada pelo André e pelo João Neto, também ilustres leitores do Contas:
discutir-portugal.wikidot.com

Mas a ideia de forum é tentadora, sim senhor